Postado em 02 de Julho de 2015 às 17h43

IMPOSTO DE RENDA: Como evitar o estresse na hora de declarar

Folk Comunicação Integrada Novo Conteúdo 48 “Nunca deixe para a última hora”. A recomendação é a mesma há muito tempo e muita gente já cansou de ouvi-la. Mesmo assim, a correria e o estresse...

“Nunca deixe para a última hora”. A recomendação é a mesma há muito tempo e muita gente já cansou de ouvi-la. Mesmo assim, a correria e o estresse na hora de declarar o Imposto de Renda continuam sendo um problema comum a milhões de brasileiros.

O início de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 ainda não tem data certa, mas os contribuintes já podem ganhar tempo organizando a papelada. O calendário oficial deve ser divulgado pela Receita Federal até o fim desta semana. O período de declaração normalmente inicia no primeiro dia útil de março, mas neste ano, em função do Carnaval, a data ainda não foi definida.

“Além de prevenir enganos e contratempos, antecipar a declaração pode adiantar o recebimento da restituição”, lembra a contadora e diretora da empresa HBB Contabilidade, Naira Amélia dos Santos.

O atraso na entrega da declaração de IR implica em multa. O prazo final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual é sempre o último dia útil de abril.

DOCUMENTOS QUE FACILITAM O PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO:

Gerais: CPF; título de eleitor; comprovante de endereço; documento ou anotação com sua profissão; cartão do banco para informar o número da agência e da conta para restituição ou débito; cópia da declaração do IR 2013, que facilita o preenchimento da declaração deste ano. O programa importa dados parciais da declaração do IR 2013, que você deve conferir e complementar.

Informes de Rendimentos: dos bancos (com os saldos das contas e os rendimentos das aplicações financeiras); do empregador (que contém informações dos rendimentos, contribuições para o INSS e Imposto Retido na Fonte); de gestoras e corretoras (com valores do saldo em conta e em cada aplicação, bem como rendimentos anuais). Todos devem ser entregues até o dia 28 de fevereiro.

Recibos e notas fiscais de despesas com educação: esses documentos são válidos tanto para os contribuintes, quanto para seus dependentes. São considerados os gastos com escola, faculdade, pós-graduação e ensino técnico. É fundamental guardar o comprovante de todos os meses, contendo o nome e o CNPJ da instituição de ensino.

Recibos e notas fiscais de serviços médicos e odontológicos: devem conter a razão social da empresa ou o nome completo do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, bem como o nome completo do paciente e o valor. Entram na lista de despesas médicas: consultas, internações, gastos com plano de saúde, exames, e outras despesas com saúde, de modo geral.

Comprovante de aluguel: é válido tanto para quem mora de aluguel, quanto para o proprietário que recebe a renda dos aluguéis.

Comprovantes de contribuição previdenciária para empregados domésticos com carteira assinada: trata-se do carnê do INSS ou do comprovante online, para quem paga pela internet. Para poder comprovar a dedução, o contribuinte deve reunir os comprovantes de todos os meses em que ocorreu a contribuição.

Outros comprovantes: relação de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal do imposto; outras rendas recebidas em 2013, como heranças, doações, resgate do FGTS, indenização por ação; recibos de compra e venda de bens, como carros, por exemplo; documentos da aquisição de dívidas ou empréstimos no ano passado.

_________________________________
Folk - Comunicação Integrada
Com informações: Dinheirama
Foto: Paula Cinquetti / Arquivo Senado

Veja também

Seminário de coaching e técnica de vendas reúne mais de 300 pessoas03/07/15 O Grupo D.A. Cursos e Palestras e a Acenm/CDL realizam nesta segunda e terça-feira (03 e 04), o Seminário Como Preparar a sua Empresa para os Desafios de 2014. No primeiro encontro, realizado ontem, no Quick Centro de Eventos, o coach e master em programação neuro-linguística (PNL) Dilson Almeida, do Grupo DA, abordou o tema Os Desafios na Arte de Vender em Tempos de......
Missão: iconizar Nova Mutum31/07/15 Um jovem município completa 27 anos. No mesmo mês, uma jovem agência de comunicação completa quatro anos e se dá uma missão: iconizar o município onde nasceu. Veja o resultado:...

Voltar para BLOG